Yara avalia IPO na bolsa de valores de Oslo para divisão de amônia limpa

351

Written by:

A Yara International disse nesta quarta-feira que avalia realizar oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de seu negócio Yara Clean Ammonia na Bolsa de Valores de Oslo. “A avaliação de uma potencial listagem futura está focada em atrair investidores minoritários e reflete a ambição estratégica da Yara de tornar viável a economia do hidrogênio”, disse a empresa.

A Yara Clean Ammonia foi estabelecida como uma unidade de negócios separada em fevereiro de 2021 para se concentrar na produção de amônia limpa para ser aplicada como combustível livre de emissões no transporte e energia, produção de alimentos sem carbono e aplicações industriais. A amônia limpa compreende a amônia derivada do hidrogênio azul, produzido a partir do gás natural com o CO2 armazenado em reservatórios, e a amônia verde produzida sem carbono, usando hidrogênio verde.

A Yara Clean Ammonia opera uma rede com 12 navios e tem acesso a 18 terminais de amônia e vários locais de produção e consumo em todo o mundo, disse a empresa.

A possível listagem será focada em atrair investidores minoritários e faz parte da estratégia de desenvolver uma economia do hidrogênio, onde a amônia limpa será utilizada em combustíveis de transporte de emissão zero, geração de energia, produção de fertilizantes verdes e outras aplicações industriais.

A amônia limpa — que inclui a rota azul (produzida a partir do gás natural) e a verde (com base em energia renovável) — oferece uma solução para a descarbonização de setores intensivos, como transporte, geração de energia e agricultura.

“A decisão de avaliar um potencial IPO da Yara Clean Ammonia representa o próximo passo natural à medida que a Yara executa sua estratégia para ampliar seu modelo de negócios”, afirma Svein Tore Holsether, CEO da Yara.

Segundo o executivo, a Yara permanecerá como proprietária majoritária e parceira preferencial da YCA.

 

Fonte: YARA do Brasil

: